sexta-feira, 6 de março de 2009

Boa Vista


O Bairro da Boa Vista é um bairro do Recife, que teve diversas de suas ruas imotalizadas pelos poemas de Manuel Bandeira, especialmente o poema Evocação do Recife, que cita nominalmente as ruas da infância do poeta vivida na casa do Avô Antonio José da Costa Ribeiro, na Rua da União.

Nesta mesma rua residiu também o avô paterno do poeta, Antônio Herculano de Sousa Bandeira (1818-1884), que foi advogado, jornalista , político, tendo integrado a Câmara dos Deputados, como deputado (1862-1864), professor da Faculdade de Direito do Recife e coordenador e editor do livro Reforma Eleitoral-eleição direta, editado no Recife em 1862, e se encontra sepultado na Igreja Matriz da Boa Vista juntamente com sua esposa, Maria Candida lins de Albuquerque.

Curiosidades:

De onde surgiu a denominação Boa Vista? Ela teve sua origem no Palácio da Boa Vista (ou Schoonzit, em holandês), que foi construído no Recife por Maurício de Nassau, em 1643, para o seu repouso e lazer. O palácio ficava às margens do rio Capibaribe, na ilha de Antônio Vaz, atual bairro de Santo Antônio e, como apreciava muito a bela paisagem, Nassau assim a designou.

Durante o período da ocupação em Pernambuco (1630-1654), os holandeses construíram também algumas pontes. Uma delas favoreceu o surgimento de uma povoação e das tradicionais ruas Velha, da Matriz e da Glória. Vale registrar que, nesta última, recentemente, foi descoberto o primeiro Cemitério Judeu das Américas, criado durante o período de ocupação batava, e o funcionamento da Sinagoga Kahal Zur Israel, também a primeira das Américas.


No século XIX, quando a Ponte da Boa Vista foi construída, aterraram a área em suas proximidades, fazendo surgir a rua do Aterro, hoje chamada de Imperatriz Tereza Cristina, bem como as ruas da Aurora e Formosa – esta última, atualmente, chamada de avenida Conde da Boa Vista. Posteriormente, outros mangues foram aterrados, dando margem ao surgimento do Ginásio Pernambucano, da Assembléia Legislativa e da Fundição d´Aurora.