segunda-feira, 2 de março de 2009

Afogados


Afogados é um bairro da zona oeste da cidade do Recife, integra a 5ª Região Político-Administrativa da cidade e faz limite com os bairros do Bongi, Cabanga, Ilha do Retiro, Ilha Joana Bezerra, Imbiribeira, Jiquiá, Mangueira, Mustardinha, Prado e São José.

Exerce influência comercial muito intensa devido a seus mercados e feiras livres. Este é um dos poucos bairros que têm referência em saúde infantil, materna e geral. Bem localizado, possui por privilégio de sua localização duas estações de metrô (Afogados e Largo da Paz) e também transportes coletivos. Por outro lado, este bairro possui um dos mais altos índices de violência da cidade, o que torna um dos bairros do Grande Recife em zona de exclusão urbana. A igreja de Nossa Senhora da Paz no largo é considerada uma referência de arquitetura e fé para os moradores e turistas.


Curiosidades:

O nome do bairro se origina no fato de que muitas pessoas, principalmente escravos negros, morriam por afogamento quando tentavam atravessar o riacho Cedro – um braço do rio Capibaribe que beirava as terras onde hoje fica o bairro.
Na maré baixa, a travessia do rio era tranqüila mas, na alta, se tornava furioso e muitos morriam. O local tornou-se conhecido, então, como a região dos afogados.