quarta-feira, 4 de março de 2009

Arruda


Arruda é um bairro que integra a 2ª Região Político-Administrativa da cidade e faz limite com os bairros da Campinado Barreto, Fundão, Água Fria, Bomba do Hemetério, entre outros.

O grande destaque do bairro é o Estádio José do Rego Maciel, do time Santa Cruz Futebol Clube, conhecido nacionalmente como “Mundão do Arruda”. Embora não tenha sido criado no bairro do Arruda (sua fundação data de 3 de fevereiro de 1914, no Pátio de Santa Cruz, bairro da Boa Vista), ali instalou-se, em 1937, e foi inaugurado em 4 de junho de 1972.


Curiosidades:

No início do século XX, o atual bairro do Arruda era conhecido como Estrada Nova e, até a chegada das primeiras maxambombas (pequenas locomotivas em que os maquinistas trabalhavam numa cabine sem coberta), era um lugar sem nenhum atrativo. As casas, em sua maioria, eram de palha e as ruas tortas e de nomes estranhos: Sete Pecados, Urubu, Patitas, Beco do Chamego, entre outros.

Foi por causa das maxambombas e do progresso trazido por elas que o português Manuel Inácio de Arruda, o “seu Arruda”, instalou um quitanda na Estrada Nova, logo transformada em mercearia, para atender aos inúmeros fregueses. Tornou-se tão conhecido que o nome do antigo bairro mudou para o sobrenome do negociante português: Arruda.