terça-feira, 3 de março de 2009

Água Fria


Água Fria é um bairro da zona norte da cidade do Recife, integra a 2ª Região Político-Administrativa da cidade, fazendo limite com os bairros do Alto Santa Teresinha, Arruda, Beberibe, Bomba do Hemetério, Campina do Barreto, Fundão, Linha do Tiro e Porto da Madeira.

Mercado de Água Fria

O Mercado de Água Fria teve sua construção iniciada em 28 de julho de 1952, quando era prefeito do Recife Antônio Pereira. A inauguração se deu em 26 de janeiro de 1954, na gestão de Etelvino Lins. Como na maioria dos mercados da capital pernambucana, no local havia uma pequena feira, onde se comercializava frutas, verduras e outros gêneros.

Hoje, o forte do mercado são os artigos de umbanda e camdomblé, miudezas em geral e cerâmica, mais especificamente, panelas de barro. Há também, uma boa demanda pelo café da manhã típico – cuscuz, macaxeira, inhame, com charque ou carne guizada – e pelo almoço comercial.

O mercado fica na Av. Beberibe, s/n, no bairro de mesmo nome. Pesquisas realizadas pela antiga Secretaria de Abastecimento do Recife dão conta de que, ao redor da antiga feira, havia um conjunto de casas que pertenciam a um certo senhor Antônio. Os registros não apontam, todavia, se o terreno onde se ergueu o mercado eram do mesmo proprietário.

O Pátio da Feira só viria quarenta anos depois. Inaugurado no dia 13 de outubro de 1993, custou R$ 250 mil, com uma área de 3.087.22 metros quadrados. O terreno foi desapropriado pela prefeitura. Atualmente, abriga 162 boxes. Localizado na Estrada Velha de Água Fria, o pátio possui infraestrutura de calçamento, banheiros, iluminação e lavatórios. As cobertas das bancas são padronizadas.

Curiosidades:

O bairro nasceu de uma das localidades mais antigas do Recife, Beberibe, remontando à metade do século XVI.

O nome do bairro, tem origem em várias versões, uma delas considerada fantasiosa diz ter existido ali, no século XIX, um menino que vendia cocadas e oferecia aos fregueses água bem fria, trazida numa quartinha.

O mais provável é que o bairro tenha ficado com esse nome, Água Fria, porque assim é chamado um dos afluentes do Rio Beberibe que corta aquela região.